6.9.09






Há coisas na vida que com o passar do tempo, acabam por ficar no esquecimento, mas não é o caso quando se fala do computador, este veio para ficar,seguindo-lhe os passos a Internet. E cada vez mais sofisticado, penso mesmo que estes modelos como está na imagem mais abaixo, terão os dias contados, acredito  que num futuro muito próximo, os novos computadores irão passar a ocupar um espaço muito reduzido, com menos cabos de ligação, e com maior performance.    
A médio/curto prazo, o computador juntamente com a Internet, vão passar a ser um dos instrumentos indispensáveis na vida do ser humano. Quem não souber trabalhar com o computador, irá ter sérios problemas em poder fazer o que quer que seja na vida. Eu compararia esse tempo, com o tempo dos nossos avós ou mesmo dos nossos pais, em que muitos e infelizmente não sabiam ler nem tão pouco escrever, vivendo uma vida de analfabetismo.
Nos tempos que se avizinham, de nada ou pouco valerá a quem sabe ler ou escrever, se não souber minimamente trabalhar com um computador, como muita coisa já se faz, penso que no futuro muito próximo, os nossos aferes, irão ser comandados através da Internet. A pesar de já ter completado quarenta anos da sua existência, penso que ainda só agora a Internet  está a dar os primeiros passos.      
Antigamente não era qualquer um que podia ter um computador, devido ao seu elevado preço. Hoje já não é assim, o preço dos computadores baixou e muito, por isso mesmo já não se justifica a reparação de qualquer componente, ( Carta mãe, placa gráfica, fonte, (alimentação)etc... também não havendo muito quem o queira fazer, porque não compensa. A não ser que se trate de algum componente especial,por exemplo, uma placa mãe, que custe uns bons pares de €uros. Reparar um PC (computador) avariado é muito simples, muitas vezes "pagamos" para repararem o nosso computador que entretanto se avariou, uma "fortuna" pela reparação. Quando muitas das vezes,são reparações banais, que qualquer um de nós o poderia fazer. O que não devem fazer, se não souberem, como é óbvio, é mexer na configuração BIOS. Porque se fizerem qualquer coisa de errado, a máquina poderá passar a ter alguns problemas, ou não funcionar mesmo!




Esta é uma Placa mãe, é apenas um exemplo, existe o mais variado modelo e feitio, não falando nos preços. Esta já é um modelo mais moderno, onde se pode conectar qualquer componente em (SATA).Algumas já tem a carta gráfica incorporada, mas apesar de tudo, pode-se sempre instalar uma por opção. Nem todas as placas mãe, utilizam a mesma energia, há umas que requerem uma alimentação bem mais potente, mas, e ao contrário da placa gráfica, (que irei falar mais à frente) não há perigo nenhum em ligar uma mais fraca, o que poderá acontecer, é a placa mãe não funcionar.  Antigamente ainda havia quem se desse ao trabalho de reparar uma placa Mãe, devido ao seu preço elevado. Hoje praticamente já não é bem assim, já não há onde a possamos reparar, mas até se compreende, porque os preços destas placas, baixaram e muito, devido à concorrência, e não só!  
A placa mãe, é o componente de entre todos que fazem parte do computador, o que devemos ter o máximo cuidado com a electricidade estática, ao mais pequeno descuido, já era. Existem umas pulseiras apropriadas para isso mesmo, para elas próprias fazerem a descarga estática antes de tocarmos no PC (computador). Mas não é obrigatoriamente possuir uma pulseira, basta tocarmos em alguma peça metálica, por alguns segundos.  




 Esta é a carta gráfica, é uma gráfica muito modesta, diga-se de passagem, preço e qualidade são bastante baixos, mas em contra partida, não fazem mal a nada, e sempre é melhor ter uma assim, do que não ter nenhuma. Quando compramos um computador , trazem instalada  uma carta gráfica, que poderá muito bem ser igual a esta, porque não?! Ao pretendermos trocar por uma mais forte,  temos que ter em atenção uma coisa muito importante, a potência da fonte de alimentação.  Ao adquirirmos uma gráfica, devemos saber qual é a alimentação adequada para a mesma. Normalmente, as gráficas que exigem uma fonte mais forte,(senão todas ???) trazem escrito na embalagem , qual o mínimo a utilizar da fonte de alimentação, qual o mínimo de potência da fonte. 
Utilizar uma carta gráfica (por exemplo) NVIDIA  GeForce 7300GS, já exige uma fonte ao qual a potencia não seja inferior a 300W. Caso a fonte seja mais fraca, de certeza absoluta que vai queimar de seguida, e se não danificar o resto do PC, já é uma sorte.       

                              

Este é o Cooler de arrefecimento (Dissipador de calor) mais a ventoinha. Neste caso, também há o mais variado modelo e feitio, mas todos eles tem a mesma função, que é arrefecer o processador. Quanto à ventoinha, todas tem o mesmo efeito, umas giram para a esquerda, e outras  para a direita, depende de cada dissipador de calor.Quando se monta uma ventoinha auxiliar na torre, aí já tem que se ter o cuidado da maneira como ela funciona, não devemos por na parte de baixo da torre, uma ventoinha a inspirar o ar, mas sim a expirar. Como todos sabemos, o ar quente é bem mais leve que o ar frio, por isso mesmo, encontra-se na parte de cima da torre, caso a ventoinha expira-se o ar, iria fazer com que o ar quente que se encontra na parte de cima, percorre-se todo o sistema até que pode-se  sair pela parte de baixo, o que iria dificultar ainda mais o seu arrefecimento. 
 



                                       
 Temos aqui um modelo de processador, no que toca a processadores, existe o mais variado feitio e modelo, nem todas as cartas mãe usam o mesmo modelo de  processador. Este aqui ao lado direito, só custa uns  (+-) 700€.A Intel e a AMD, são os habituais fornecedores do mercado.  Nunca se pode ligar um PC, sem que o dissipador de calor ( Cooler ) esteja devidamente instalado, se assim fosse, o processador não iria aguentar que por uns pares de segundos, pois queimaria logo de seguida.
Quando se instala um processador, é indispensável fazer também a instalação do dissipador de calor, com a respectiva pasta térmica. Uma pequena camada de pasta  é suficiente.
A AMD lançou ainda bem há pouco tempo, novos modelos de processadores, no entanto, a Intel é a que mais abastece o mercado, estando mesmo à frente da AMD em grande escala. 
 


                                                                                                        


  Alimentação /Fonte
Esta é a fonte de alimentação, quando se instala alguma carta gráfica no computador, tem que se ter a atenção, quanto à potência. Também não nos podemos enganar no que está escrito na própria fonte, algumas são bem inferiores ao que realmente marca. Não todas, porque as de marca reconhecida, andam muito próximo da realidade. 
Quando for preciso mudar de alimentação ( fonte ) devemos dar preferência às ( ATX  ) está escrito na própria fonte. 
Quando se instale no PC qualquer componente, deve-se sempre desligar a fonte de alimentação.  

                               


             
Estes são os discos rígidos, (internos) os que ficam ligados directamente à carta mãe. HD IDE - 2.5 / HD IDE - 3.5 / HD SATA - 2.5 / HD SATA - 3.5  e HD SCSI - 3.5  Os discos rígidos (disco duro) tem todos a mesma finalidade, e parecendo iguais, não o são! Alguns diferem na maneira como são ligados, tanto ligados à fonte, bem como à carta mãe. Por isso mesmo, 
quando se comprar um disco duro, tem que se ter em atenção, o modelo da carta mãe, e se a alimentação está preparada para suportar qualquer um. As mais recentes já estão preparadas para isso mesmo, ou melhor! as mais recentes já não tem o cabo de ligação para os discos mais antigos, ou seja, o sistema em ATA. Hoje em dia, tanto os discos rígidos, como por exemplo, o leitor de DVD e o CD RW (Compact disc) já são todos no sistema SATA. São estes discos que se formatam,ver aqui  Estão aqui alguns modelos de disco duro


Estas e muitas mais, são as ditas barretes de memória, ( Memória RAM ), há o mais variado dos modelos, mas nem todas são aplicadas em qualquer slot de uma carta mãe, entre outras coisas, deve-se ter em atenção o seu encaixe, nem todas são iguais, como se pode ver nestas imagens.
  Toda a informação aqui apresentada, é na totalidade da autoria do autor deste blog ( a vida por caminhos )


Sem comentários: